O Crédito Consignado é uma modalidade de empréstimo cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento. É uma contratação de forma prática e segura e um dos tipos de empréstimos mais populares do Brasil.
Com o Crédito Consignado você usa o seu salário como garantia para reduzir os riscos da operação. É por esse motivo que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do tomador empréstimo. Assim, essa modalidade é exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos.
Cada banco tem um prazo de pagamento específico para o consignado. Porém, o mais comum é que esse prazo tenha um limite de 48 meses (4 anos).Conquiste ainda mais resultados e experiências:
O Consignado exige alguns pré-requisito, como convênio com um banco que ofereça esse tipo de crédito. Ou seja, como dissemos acima, apenas aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos podem solicitar o crédito.
Além disso, é preciso ter margem consignável disponível. Segundo a Lei 10.820/03, a margem consignável para esta modalidade é de 30% do seu rendimento + 5% para o cartão de crédito consignado, num total de 35%. Em 2021, por conta da pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a MP 1.006/2020, aumentando a margem total do consignado de 35% para 40%. Dessa maneira, 35% da margem poderá ser usada em empréstimo pessoal consignado e 5% no cartão de crédito consignado. A medida fica em vigor até 31 de dezembro de 2021.
Caso você esteja ainda quitando um empréstimo e desejar realizar outro Consignado será necessário ver se ainda há limites para solicitar esse novo empréstimo, dentro dessa margem consignável.