Crédito Consignado

O Crédito Consignado é uma modalidade de empréstimo cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento. É uma contratação de forma prática e segura e um dos tipos de empréstimos mais populares do Brasil.

Com o Crédito Consignado você usa o seu salário como garantia para reduzir os riscos da operação. É por esse motivo que o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do tomador empréstimo. Assim, essa modalidade é exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos.

Cada banco tem um prazo de pagamento específico para o consignado. Porém, o mais comum é que esse prazo tenha um limite de 48 meses (4 anos).Conquiste ainda mais resultados e experiências:

O Consignado exige alguns pré-requisito, como convênio com um banco que ofereça esse tipo de crédito. Ou seja, como dissemos acima, apenas aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos podem solicitar o crédito.

Além disso, é preciso ter margem consignável disponível. Segundo a Lei 10.820/03, a margem consignável para esta modalidade é de 30% do seu rendimento + 5% para o cartão de crédito consignado, num total de 35%. Em 2021, por conta da pandemia do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a MP 1.006/2020, aumentando a margem total do consignado de 35% para 40%. Dessa maneira, 35% da margem poderá ser usada em empréstimo pessoal consignado e 5% no cartão de crédito consignado. A medida fica em vigor até 31 de dezembro de 2021.  

Caso você esteja ainda quitando um empréstimo e desejar realizar outro Consignado será necessário ver se ainda há limites para solicitar esse novo empréstimo, dentro dessa margem consignável.

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda recente.
  • Taxas de juros mais baixas: o Consignado possui as menores taxas de juros do mercado, variando entre 20% e 35% ao ano, enquanto outras modalidades mais populares chegam a bater a marca de três dígitos.
  • Facilidade na liberação do crédito: o Consignado possui um sistema bem estruturado, com a análise de crédito e aprovação da solicitação muito mais simplificado.
  • Pagamento organizado: como as parcelas do Consignado já vem descontada no seu salário, isso facilita a organização das suas despesas.
  • Prazos mais longos: as opções de prazos de pagamento são mais longas do que em outras modalidades, uma vez que os bancos possuem uma garantia de que pagamento das parcelas.
  • Opção de saque em dinheiro: o Crédito Consignado permite que você realize o saque do dinheiro para usá-lo como bem quiser.
  • É possível renegociar a dívida do Crédito Consignado?
  • A resposta é sim. Aliás, essa é uma boa opção para quem deseja mais fôlego no pagamento das dívidas. Porém, é importante você fazer uma análise da proposta, comparando parcelas e taxas de juros ou se você consegue um desconto maior com o pagamento à vista.
  • Como posso fazer a portabilidade do meu Empréstimo Consignado?
  • A portabilidade é ideal para quem deseja trocar uma dívida cara por uma mais barata como, por exemplo, quando as taxas do seu banco estão maiores do que outros concorrentes no mercado. Com a portabilidade, você pode transferir a dívida do seu banco para outros com melhores condições. Isso acontece mediante cancelamento do contrato e quitação antecipada da dívida com o banco original. Porém, é necessário que o novo banco tenha convênio com a entidade pela qual você recebe o seu salário ou benefício.
  • E se eu for demitido, como fica o meu empréstimo?
  • Caso isso aconteça não há motivos para preocupação. As parcelas podem ser descontadas também sobre verbas rescisórias devidas pela empresa (saldo de salário, aviso-prévio, férias vencidas e valores depositados no FGTS).